O Grupo de Trabalho de Juventude Rural da Secretaria Nacional de Juventude (GTJR/SNJ) se reuniu nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), no Centro de Capacitação e Desenvolvimento – CECAD, anexo do Palácio do Planalto em Brasília-DF. Na pauta, assuntos como a Rio+20 e a discussão do Programa de Capacitação e Geração de Renda pra a Juventude Rural. No primeiro dia foi feita uma apresentação da atual situação do grupo e um diálogo sobre a realização do Seminário Nacional para a Construção de uma Política Nacional para a Juventude Rural.
O GTJR foi criado a partir da mobilização e articulação de organizações e movimentos rurais que procuraram a SNJ para propor um diálogo com suas principais demandas para enfrentar os problemas e dilemas desse segmento juvenil. Entre as pautas estratégicas a serem trabalhadas pelo grupo está a sucessão rural/permanência na terra, formação política e cidadã, sustentabilidade, acesso à cidadania e serviços públicos, inclusão digital e educação.
Na representação das entidades da sociedade civil que compõem o grupo de trabalho estão a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e a Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
Fonte: Conjuve
Nenhum comentário:
Postar um comentário