segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jovens criam Dia da Comunicação na Escola

Cansados da monotonia de todos os anos homenagearem as mesmas coisas, estudantes do município de Retirolândia (227km de Salvador), resolveram criar o Dia da Comunicação na Escola. Brincadeiras à parte, a turma tem levado a comemoração a sério. Jovens, adolescentes e crianças de algumas escolas da cidade celebram o dia com a produção de peças radiofônicas, fanzines e jornais, dentre outras relacionadas à comunicação.

Os temas das peças criadas falam sobre democratização da comunicação e da própria comunicação como direito da criança e do adolescente. Na comunidade de Lagoa Grande, os estudantes organizaram uma gincana, onde crianças apresentavam um jornal, com direito a apresentador e repórteres, e entrevistavam todo mundo presente no local, fazendo perguntas sobre os direitos da criança e do adolescente. “As crianças perdem a timidez. No início elas ficavam sem querer falar, agora quando abre o estúdio da rádio, enche de criança dizendo ‘quero mandar um alô pra mainha’, pedem música”, lembra Laudécio Silva, jovem morador da comunidade.

Crianças se mobilizam na comunidade
E o talento e criatividade dessa galerinha não para por aí. Durante as comemorações teve também show de calouros e a produção artesanal de aparelhos de comunicação.

Ouça o depoimento de Camila Oliveira, 24, autora da foto ao lado, sobre uma experiência presenciada junto a crianças da comunidade onde ela mora. Um exemplo prático do poder de mobilização e de transformação da comunicação comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário