Cansados da monotonia de todos os anos homenagearem as mesmas coisas, estudantes do município de Retirolândia (227km de Salvador), resolveram criar o Dia da Comunicação na Escola. Brincadeiras à parte, a turma tem levado a comemoração a sério. Jovens, adolescentes e crianças de algumas escolas da cidade celebram o dia com a produção de peças radiofônicas, fanzines e jornais, dentre outras relacionadas à comunicação.
Os temas das peças criadas falam sobre democratização da comunicação e da própria comunicação como direito da criança e do adolescente. Na comunidade de Lagoa Grande, os estudantes organizaram uma gincana, onde crianças apresentavam um jornal, com direito a apresentador e repórteres, e entrevistavam todo mundo presente no local, fazendo perguntas sobre os direitos da criança e do adolescente. “As crianças perdem a timidez. No início elas ficavam sem querer falar, agora quando abre o estúdio da rádio, enche de criança dizendo ‘quero mandar um alô pra mainha’, pedem música”, lembra Laudécio Silva, jovem morador da comunidade.
![]() |
Crianças se mobilizam na comunidade |
Ouça o depoimento de Camila Oliveira, 24, autora da foto ao lado, sobre uma experiência presenciada junto a crianças da comunidade onde ela mora. Um exemplo prático do poder de mobilização e de transformação da comunicação comunitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário