segunda-feira, 4 de abril de 2011

Projeto Cine Mandacau leva cinema para comunidades rurais

Um telão, um retroprojetor e muita boa vontade. É com essa receita que jovens de Retirolândia, município distante 227km de Savador, tem levado o cinema para próximo das pessoas que moram na zona rural da cidade. O objetivo do Cine Mandacaru é democratizar a comunicação através da utilização de produções audiovisuais.

E engana-se se quem pensa que a sessão se resume apenas na mostra e em uma pipoquinha quente. O projeto é composto, também, de debates sobre um tema escolhido e sobre a própria produção cinematográfica. Segundo informações dos organizadores, a ideia é desmistificar a produção e despertar uma visão crítica nos participantes. “A partir do senso crítico eles podem ajustar um pouco a própria questão de identidade. Hoje em dia por causa dessa própria questão midiática, o que a gente vê nos jovens e adolescentes do nosso território, da nossa região e da nossa comunidade é que eles adaptam um estilo voltado para aquilo que eles vêm na TV. Não é apenas mostrar uma produção e vim embora, é provocar um debate e despertar esse senso crítico”, explica Camila Oliveira, uma das jovens organizadoras do Cine.
E tem mais.

Além destas mudanças, o Cine Mandacaru prevê a quebra de estereótipos e mudança de visão sobre a região e a forma de assistir televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário