sábado, 14 de maio de 2011

Projeto de cinema rural mobiliza jovens e comunidades de Tucano

Cerca de 20 jovens de quatro comunidades rurais de Tucano, cidade distante 252km de Salvador, participam de uma formação em produção de vídeo através do projeto intitulado Cinema Rural – O Mundo da Libertação. Os jovens, depois da formação, serão responsáveis pela criação de documentários que retratarão as manifestações culturais e artísticas das comunidades envolvidas, além de identificar os problemas existentes em cada localidade.

Os jovens têm entre 17 e 29 anos e são moradores das próprias comunidades beneficiadas: Quixaba Santa Rita, Canabrava, Pedra Grande e Beira do Rio. Os documentários serão exibidos nas comunidades, sempre seguidos de debates nos conselhos comunitários, para analisar a receptividade junto aos moradores. As reivindicações levantadas durante os debates formarão a “Carta Rural”, um documento que será entregue à prefeitura e à câmara de vereadores da cidade.


“Após o processo de mobilização e participação políticas das comunidades, o cinema rural passará ser itinerante, sendo que os conselhos comunitários escolherão a forma e o período de exibição em cada comunidade, além de definir quais filmes serão transmitidos”, explica Dailson Andrade, jovem responsável pelo projeto.

O projeto é uma realização do Coletivo Ação Juvenil de Tucano (COAJ), através do Edital Microprojetos Mais Cultura, do ministério da Cultura.

Clique aqui e confira mais fotos do projeto.

Fotos: Arquivo do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário