domingo, 29 de maio de 2011

Entrevista com Edisvânio Nascimento

Em entrevista para Alô Sisal, o diretor da Rádio Comunitária Santaluz FM, Edisvânio Nascimento, fala sobre sua experiência com a comunicação comunitária e também sobre a realidade da comunicação na  cidade de Santaluz e na região sisaleira da Bahia.

Confira.


Continuação

Projeto Comunicação pelos Direitos mobiliza crianças através do rádio

Na cidade de Retirolândia, a 227km de Salvador, a criançada não brinca em serviço, e isso não tem nada a ver com a campanha contra a exploração do trabalho infantil. É que a garotada anda botando a boca no trombone, ou melhor, no microfone, através do projeto Comunicação pelos Direitos, que mobiliza crianças de 10 municípios do Território do Sisal para trabalhar com rádio-poste, fanzines e jornais-murais nas comunidades onde moram.

Os radialistas mirins abordam temas como violação dos direitos da criança e do adolescente, exploração sexual e trabalho infantil, e entrevistam pessoas das comunidades para falar sobre os assuntos, além de disponibilizarem uma programação cultural. O sucesso da iniciativa é tanto que outras crianças aproveitam o intervalo da aula e correm para a rádio para mandar um alô para os pais.

Segundo o jovem Laudécio Silva (foto), um dos gestores do projeto na comunidade de Lagoa Grande, “o objetivo dessas rádios é mobilizar a comunidade para que ela possa falar e se articular a partir dela”. Laudécio acrescenta, ainda, que as comunidades foram escolhidas de forma estratégica, buscando contemplar aquelas que estão mais distantes da sede, tornando-se alvo de práticas de exploração contra crianças e adolescentes.

O projeto envolve, também, os conselhos tutelares dos municípios através de intercâmbio entre eles, que elaboram, a partir das ações dos projetos, um relatório sobre a realidade das localidades. Além dos temas relacionados à criança e a juventude, algumas comunidades trabalham outros assuntos ligados à realidade local, como aconteceu com uma comunidade quilombola, que abordou o direito à diversidade cultural e religiosa e conseguiu chamar a atenção dos moradores sobre a importância do respeito às diferenças.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Em menos de dois meses no ar, Alô Sisal supera 600 acessos e é lido em mais de seis países

O blog Alô Sisal foi ao ar no dia 03 de abril e já é acessado por países como Estados Unidos, Alemanha, Áustria e Rússia, dentre outros, que, incluindo o Brasil, já somam quase 700 acessos.

Gráfico mostra países de onde vem os acessos
O sucesso é resultado de divulgação do espaço nas redes sociais como o Facebook, Twitter e o Orkut, e do contato através destas redes com organizações nacionais e internacionais que atuam no Brasil, em especial com o público jovem.

A disseminação das experiências de comunicação realizadas pela juventude no Território do Sisal baiano através das redes sociais é uma aposta do idealizor do blog, o estudante de jornalismo Josevaldo Campos, que "acredita ver nestas novas redes populares de comunicação uma forma de multiplicar esse conhecimento, principalmente entre a juventude, público alvo principal do trabalho", justifica.

Projeto Recriando beneficia mais de 600 pessoas de seis comunidades rurais de Santaluz

Promover o desenvolvimento integrado, através de atividades culturais diferenciadas. Nessas poucas palavras pode se tentar resumir o objetivo geral do projeto Recriando e Criando Lendas e Mitos, uma iniciativa do Instituto Maria Quitéria (IMAQ), de Feira de Santana, que, desde 2007, atende direta e indiretamente cerca de 600 pessoas de seis comunidades rurais da cidade de Santaluz.

O público, que vai de crianças a adultos, é envolvido em atividades de contação de causos, histórias, oficinas de leitura, cordel, teatro, desenho, música e mostra de cinema, dentre outros, mas o que pode ser a peça-chave do projeto são as atividades de formação de jovens comunicadores, que mobiliza crianças e jovens para atuarem na área e multiplicar os saberes nas comunidades.

O projeto foi reconhecido pelo Prêmio Itaú-Unicef 2007 como uma das 33 melhores propostas de educação através da cultura dentro de uma lista de mais de 1500 experiências no Brasil, além de ter ficado entre as 20 melhores propostas da América Latina e Caribe no IV Concurso Experiências em Inovação Social-2008 CEPAL / ONU / W.F.KELLOGG. Clique aqui para mais informações sobre o projeto.

Com informações do Instituto Maria Quitéria

sábado, 21 de maio de 2011

Projeto Imagem do Sertão promove desenvolvimento para jovens através da linguagem audiovisual

Uma parceria entre a ONG Humana People to People e o Unicef, através do Criança Esperança, está beneficiando 30 jovens de escolas públicas do município de Quijingue (322km de Salvador) com capacitação para criação de peças audiovisuais e artes cênicas. As ações do projeto visam modificar a realidade dos jovens, através de uma forma nova de aprendizagem, e contribuir para a valorização da cultura local e fortalecer a identidade da juventude do campo.

A estimativa é de que o projeto contribua também para evitar o êxodo rural de jovens, através da criação de alternativas de geração de emprego e renda. “Esperamos que este projeto possa trazer para as comunidades de Quijingue possibilidade para que os jovens ingressem no mercado de trabalho e crie mais oportunidades de crescimento político e social”, informou Raimundo Carlos, gestor do projeto.

O município de Quijingue está localizado no Território do Sisal, próximo das cidades de Euclides da Cunha, Tucano e Monte Santo. A população, segundo o Censo 2010, é de 27.243 habitantes. A cidade ostenta um dos piores IDHs do país e o nível de pobreza é muito alto.


Imagens retirada dos sites: www.quijinguecom.blogspot.com e www.revistabahia.com.br

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Conheça a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura

Localizada no município de Retirolândia, a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC) começou a ser pensada desde 2002 por um grupo de jovens da região sisaleira. Em 2005, é estabelecida como uma entidade autônoma, e hoje é uma organização referenciada nacionalmente pelo trabalho de assessoria e de formação que desempenha na região. No vídeo abaixo, as jovens Tiana Cruz e Aline Araújo, integrantes da instituição, contam mais um pouco da história para você sobre o trabalho realizado pela Agência.  Confira.


Conheça também a sede da AMAC, através da apresentação dos jovens diretores da Agência, Camila Oliveira e Laudécio Silva.



terça-feira, 17 de maio de 2011

Alô Sisal participa de gravação para construção da memória do COAJ de Tucano


O Coletivo Ação Juvenil de Tucano (COAJ) está construindo sua memória para um trabalho em parceria com a BrazilFoundation e Alô Sisal está marcando presença. Recentemente, Josevaldo, que é editor do blog, esteve junto com membros do Coletivo em Retirolândia para fazer entrevistas que comporão o trabalho.

As gravações ocorreram na sede da Amac e faz parte de uma série de outras entrevistas que serão produzidas. O convite para fazer as entrevistas veio diretamente dos coordenadores do COAJ.

sábado, 14 de maio de 2011

Projeto de cinema rural mobiliza jovens e comunidades de Tucano

Cerca de 20 jovens de quatro comunidades rurais de Tucano, cidade distante 252km de Salvador, participam de uma formação em produção de vídeo através do projeto intitulado Cinema Rural – O Mundo da Libertação. Os jovens, depois da formação, serão responsáveis pela criação de documentários que retratarão as manifestações culturais e artísticas das comunidades envolvidas, além de identificar os problemas existentes em cada localidade.

Os jovens têm entre 17 e 29 anos e são moradores das próprias comunidades beneficiadas: Quixaba Santa Rita, Canabrava, Pedra Grande e Beira do Rio. Os documentários serão exibidos nas comunidades, sempre seguidos de debates nos conselhos comunitários, para analisar a receptividade junto aos moradores. As reivindicações levantadas durante os debates formarão a “Carta Rural”, um documento que será entregue à prefeitura e à câmara de vereadores da cidade.


“Após o processo de mobilização e participação políticas das comunidades, o cinema rural passará ser itinerante, sendo que os conselhos comunitários escolherão a forma e o período de exibição em cada comunidade, além de definir quais filmes serão transmitidos”, explica Dailson Andrade, jovem responsável pelo projeto.

O projeto é uma realização do Coletivo Ação Juvenil de Tucano (COAJ), através do Edital Microprojetos Mais Cultura, do ministério da Cultura.

Clique aqui e confira mais fotos do projeto.

Fotos: Arquivo do projeto

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Coletivo de jovens de Tucano é eleito uma das 20 melhores experiências apoiadas pela BrazilFoundation

David e Joelnir recebem prêmio em nome do COAJ
O Coletivo Ação Juvenil de Tucano (COAJ) foi classificado pela organização BrazilFoundation como uma das 20 melhores experiências já apoiadas no Brasil. O prêmio e o reconhecimento vieram depois que o Coletivo realizou em 2009 o projeto Participação Juvenil no Orçamento Municipal, uma parceria com a organização.

O projeto contemplou 25 municípios dos territórios de identidade do Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Semiárido Nordeste II, tendo alcançado vários resultados práticos, como emendas ao orçamento público municipal aprovadas. Além do COAJ, o projeto foi executado pelo Coletivo Regional Juventude e Participação Social (CRJPS) e com o apoio técnico do Movimento de Organização Comunitária (MOC).

Como prêmio, o COAJ receberá o valor de R$36 mil para montar a história e memória do Coletivo, registro que será inserido em material a ser desenvolvido pela BrazilFoundation em comemoração aos seus 10 anos de atuação no país. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento, isso prova que estamos fazendo um trabalho de qualidade e que, de fato, estamos no caminho certo”, disse David Andrade, jovem integrante do COAJ.

Rádio Comunitária Santa Luz FM é eleita a 15ª mais acessada da Bahia

A Santa Luz FM obteve mais uma vitória, segundo o site “radios.com.br” que analisa as rádios on-line em todo o país somando mais de 19 mil emissoras entre Rádios e TV’s, em pesquisa realizada durante todo o mês de março, elegeu a Santa Luz FM como a 15ª Rádio mais acessada da Bahia entre quase 180 rádios que participaram dessa pesquisa.

A Santa Luz FM conta com um sistema de Streaming (transmissão de áudio via web) de alta qualidade, possibilitando aos internautas o melhor em qualidade de áudio na internet, levando as programações da Rádio a todas as partes do mundo, registrando milhares de acessos por rádio ouvinte em todo país, e, mais que isso, no exterior.

A Rádio recebeu também o “Premio Empresas e Profissionais Nota 10” pela pesquisa de opinião publica do Instituto de Pesquisa Opinião, no seguimento Radio FM, como a Rádio mais ouvida em Santaluz, entre tantas outras rádios que podem ser sintonizadas no município.

Destacou-se como uma das 20 melhores experiências já apoiadas pela BrazilFoundation Instituição com sede em Nova York e aqui no Brasil no Rio de Janeiro que esta fazendo dez anos, e a Santa Luz FM foi selecionada para fazer parte dessa belíssima historia.

A Santa Luz FM continua lutando para Democratizar a Informação e Construir a Cidadania em nossa cidade, e sempre pensando nos amigos e parceiros da nossa região e do nosso país.

Fonte: www.santaluzfm.com.br